Em 2 de fevereiro de 1952 o Banco Banespa instalava sua primeira unidade em Araras. Numa iniciativa do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB), 54 anos depois, representantes da agência compareceram à sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Araras para receberem uma Moção de Congratulações.
Além do Grupo Santander Banespa, nome adquirido após a venda do banco em 2000, foram homenageados Antonio Aparecido de Paiva, gerente geral do Banespa, e Ângela Abraão, gerente administrativa, com 27 anos de serviços dedicados à agência.
O Banespa foi criado em 14 de junho de 1909, com o nome Banco de Crédito Hipotecário e Agricultura de São Paulo, para financiar a atividade cafeeira no Estado de São Paulo. Inicialmente, o banco foi controlado por acionistas francesas, liderados pela instituição bancária Joseph Loste & Cie; mas nasceu por iniciativa do então secretário da Fazenda do Estado, Olavo Egydio de Souza Aranha. O segundo maior acionista era o Banco do Comércio e Indústria de São Paulo e o terceiro, o governo estadual.
De 1923 e 1926, durante a gestão do então presidente Altino Arantes, ocorreram mudanças importantes no banco. Os estatutos foram alterados e a instituição passou a se chamar Banco do Estado de São Paulo, para atender também a indústria e ao comércio. Naquele ano, o governo do Estado transformou-se em acionista majoritário, após subscrever um total de 147.613 ações do capital.
Nos anos 30, o banco entrou em fase de extensão e atingiu, em meados da década, um total de 65 agências distribuídas na capital e no interior do Estado. Em 1937 inaugurou a primeira agência fora do Estado, em Campo Grande, Mato Grosso.
Uma nova fase de extensão ocorreu em meados dos anos 60, a partir da reforma bancária instituída no País. Diante dos limites legais para a abertura de agências, e pressionado pela necessidade de ampliar a rede, o Banco do Estado de São Paulo incorporou, em 1966, o controle acionário do Banco Cordeiro e do Banco do Pará e, em 1967, foi incorporado o Banco de Crédito Pessoal e comprado o Banco Nacional da Lavoura e do Comércio.
O banco abriu o capital em 1969 e, no mesmo ano, inaugurou o primeiro escritório no exterior, em Nova York. Em 1970 e 1971, foram abertos mais dois escritórios no mercado externo, em Londres e Tóquio.
Uma nova incorporação ocorreu em 1973, a do Banco de São Paulo e, no ano seguinte consolidou-se o Grupo Financeiro Banespa, formando oito empresas financeiras e não financeiras. Em 1975, o nome Banespa passou a ser a marca oficial do banco.
Os anos 90 foram decisivos para o Banespa. Logo no início da década, foi incorporado o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – Badesp, e o Banespa transformou-se em banco múltiplo, formado pelas carteiras comerciais, de crédito, de financiamento e investimento e de crédito imobiliário.
Em 29 de dezembro de 1994, começou a intervenção federal no banco, que se estendeu até 27 de novembro de 1996, com a transferência de 51% das ações para o governo federal, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. O Banespa retomou a vocação de instituição privada em 20 de novembro de 2000, ao ser vendido, em leilão, para o Grupo Santander, surgindo em 2001 o conglomerado financeiro Santander Banespa.
Com a incorporação, o Banespa passou por grande modernização tecnológica, ficou mais eficiente e iniciou processo de melhor atendimento a seus clientes.
O Santander Banespa, formatado em 2001, é composto por quatro entidades legais, os bancos Banespa, Santander Meridional, Santander Brasil e Santander S/A, todos eles direta ou indiretamente controlados pelo Santander Central Hispano, com sede em Madri e, é um dos 10 principais bancos do mundo e o 1º na Região do Euro, por capitalização de mercados. Encerrou o exercício de 2004 com 60 milhões de clientes, 9.973 agências e presença em mais de 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócio na Europa, onde alcançou a 5ª posição no Reino Unido através da aquisição do Abbey National. É também o proprietário do 3º maior grupo financeiro de Portugal e conta também com o Santander Consumer Finance, uma entidade líder especializada em Financiamento ao Consumo na Alemanha, Itália e outros 7 países europeus.
Atualmente o Santander Banespa atua em todos os segmentos do mercado financeiro com uma completa gama de produtos e serviços. Concentra suas operações de varejo nas regiões Sul e Sudeste e atende todo o país com produtos de atacados, sendo a instituição privada líder, no interior do Estado de São Paulo e no Estado do Rio Grande do Sul.
Jéssica Zaniboni
Jéssica Cazarin Zaniboni, de 14 anos, também foi homenageada na mesma sessão. A jovem é amazonas e a Moção de Congratulações, proposta pelo vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), foi entregue em função de suas conquistas ao longo do ano de 2005.
Jéssica sagrou-se vice-campeã na categoria de Nível I e campeã na categoria Avançada, participando de vários campeonatos importantes, entre eles a Copa Brasil 2005, categoria avançada, ficando em 5º lugar; Chevrolet Cup, categoria avançada, onde consagrou-se campeã; Copa Amazonas, categoria avançada, consagrando-se campeã; Campeonato Paulista de Amazonas, categoria avançada, onde consagrou-se campeã; Copa Independência, categoria avançada, onde consagrou-se vice-campeã; Concurso Nacional de Salto Agromen, categoria avançada, ficando em 6º lugar, entre outros.