Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Bombeiros recebem moções e banho após solenidade


A solenidade chamou a atenção de todos que participaram da 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras. Cerca de 30 soldados do Corpo de Bombeiros da cidade tomaram parte do plenário para acompanharem a entrega do Título “Bombeiro do Ano 2006” ao 3º Sargento PM Luzimar José Silvério da Silva escolhido pelo comando local.
A homenagem faz parte do calendário de comemorações da Câmara Municipal de Araras desde 2003, a partir de um Decreto Legislativo de autoria do vereador Nelson Barbosa (PSB). De acordo com o Decreto a homenagem deve ser realizada em sessão ordinária em data próxima ao Dia do Corpo de Bombeiros, comemorado em 2 de julho.
Pede-se que faça jus à moção o componente do Corpo de Bombeiros que durante o ano se destacou pelos seus atos em prol da comunidade, indicado à Câmara de Vereadores, até 30 dias antes da data alusiva, pelo Comando do Corpo de Bombeiros local.
O 3º Sargento Silvério, como é chamado pelos companheiros, trabalha na corporação desde setembro de 1997. Ele é natural da cidade de Bauru. E em 23 de junho do ano passado fez o salvamento de um menino de seis anos. O pequeno Gustavo Eduardo da Silva Cruz brincava em um terreno ao lado de sua casa, no Jardim Tarumã, quando caiu em um buraco feito por uma broca. A altura era de aproximadamente 2,5 metros. A ele só restava aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros. O Sargento Silvério comandou a operação feita com o auxílio de uma corda. No buraco, Gustavo já estava com escoriações nos braços e na cabeça. O grau de oxigênio era baixo e os pulmões do menino estavam sendo comprimidos pelas paredes do buraco.
De acordo com o Tenente PM Cléber Moura, comandante do Posto de Bombeiros de Araras, que relatou toda a história durante o ato solene, Silvério conseguiu total sucesso. “Ele ainda prestou apoio psicológico e tranqüilizou o menino, diminuindo seu trauma e sofrimento. E foi por isso que depois de uma votação pelos integrantes do Posto de Bombeiros de Araras o Sargento Silvério foi nomeado o Bombeiro do Ano”, completou.
Embora Gustavo estivesse presente na cerimônia, a timidez de criança impediu que ele confirmasse toda a história. Missão que coube à mãe, Marlene.
Pela sua bravura, Silvério recebeu uma Moção de Congratulações das mãos do vereador Nelson Barbosa (PSB) e uma placa do comando local.
 
Aposentadoria
Esta não foi a única homenagem da noite. O 1º Sargento PM José Eduardo Gatti também recebeu uma moção pela chegada de sua aposentadoria. Foram 30 anos de serviço iniciados no comando da Prontidão Azul, onde atendeu centenas de chamados de emergência de resgate, incêndio e salvamento.
A Moção de Congratulações também foi entregue pelo vereador Nelson Barbosa, além de uma placa, também pelo comando do Posto de Bombeiros de Araras. Gatti foi homenageado ainda pelo Tiro de Guerra 02-053 de Araras, onde foi atirador na turma de 1978. Recebeu um certificado das mãos do Sargento Carlos Volpato Baggio, atual chefe de instrução e do atirado de 2006, Odair Almeida Ferreira.
Outros pontos marcaram a cerimônia, como o hino do bombeiro, acompanhado por todos pelo telão instalado no plenário da Câmara, e um vídeo que demonstrou a ação dos bombeiros durante um resgate após um acidente com vítima.
Já ao término do Ato Solene, com a sessão interrompida, e após a continência de todos da corporação ao Bombeiro do Ano, a festa continuou no pátio da Câmara Municipal. No local estavam materiais usados durante as operações, além de um dos caminhões da corporação que ajudou no banho. Bastaram cinco minutos para que os dois soldados homenageados ficassem ensopados pela água.
 
Histórico
            Inaugurado em 18 de janeiro de 1973 pelo interventor federal no município, Coronel Teodoro de Almeida Puppo, o Corpo de Bombeiros de Araras era composto por um sargento, dois cabos e um soldado da polícia militar do Estado de São Paulo, tendo como auxiliares 15 bombeiros municipais.
            No inicio estava instalado em um antigo prédio da rua Albino Cardoso, passando ao atual local em 15 de agosto de 1975, numa iniciativa do prefeito Jair Della Coleta. A principal missão da corporação é a “preservação da vida, do patrimônio e do meio-ambiente.
            Hoje, o efeito conta com 31 bombeiros, seis viaturas operacionais e duas administrativas. A unidade é mantida por um convênio entre o Estado e o município, cabendo ao primeiro o fornecimento do efetivo, e à cidade o quartel, as viaturas e matérias de trabalho.


Publicado em: 01 de agosto de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras convida os jornalistas de veículos de comunicação e os influenciadores de mídias sociais para uma Coletiva de Imprensa, com o objetivo de discutir o tema: “Marco histór...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e aprovaram o Projeto de Lei nº 225/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento vigente no valor...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizará uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (30), às 19 horas, para a votação do Projeto de Lei nº 225/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédi...

Leia Mais

Foi aprovado durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada remotamente na segunda-feira (28), o Projeto de Lei nº 148/2024, que institui no calendário oficial do município de Araras...

Leia Mais

Na 39ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (28), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 95/2024, que institui a campanha “Fevereiro Cinza”, para conscientização sobre os cuidados rela...

Leia Mais

Os vereadores aprovaram na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada de maneira remota na segunda-feira (28), o Projeto de Lei nº 121/2024, de autoria do Executivo Municipal. Com a aprov...

Leia Mais