Numa propositura do vereador Pedro Eliseu Filho (PFL), o padre Leandro, da Paróquia São Francisco de Assis, de Araras, recebe nesta sexta-feira, 28 de abril, o título de Cidadão Ararense.
Diferente das outras cerimônias, desta vez a solenidade não acontece no Plenário “Bruno Moisés Batistella”, na Câmara Municipal de Araras, mas na própria Paróquia São Francisco de Assis, a partir das 20 horas. O pedido da alteração do local foi feito pelo homenageado como forma de prestigiar as pessoas de sua comunidade.
Pedro Leandro Ricardo nasceu em Americana em 21 de janeiro de 1969. Filho do casal Rubens Ricardo, já falecido, e Amélia Ricardo. Família composta por mais dois filhos.
Ainda muito jovem entrou no seminário para dedicar a sua vida a serviço da Igreja e dos mais pobres. Foi em 1987 que ingressou na Faculdade de Filosofia, do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, permanecendo por 3 anos, e em seguida fez o curso de Teologia por 4 anos, sendo Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção.
Em 26 de junho de 1999, foi ordenado diácono na cidade de Americana. Na mesma cidade, no dia 26 de fevereiro de 2000, foi ordenado sacerdote na Paróquia de São Domingos. Entre 2000 e 2001 Padre Leandro trabalhou nas
cidades de Porto Ferreira e Pirassununga ajudando os párocos nos trabalhos
pastorais.
Foi em 13 de janeiro de 2002 que iniciou sua história na cidade de Araras, quando tomou posse como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis.
Já são quatro anos diante da conhecida e populosa Zona Leste da cidade. Local de maior crescimento da população, por ser uma opção de expansão e pelo grande número de migrantes vindos de outros estados brasileiros. A população atual da região é cerca de 42 mil habitantes. Onde há aproximadamente 6 mil desempregados formais, uma vez que 75% da população são crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Atualmente são seis comunidades: a Comunidade Matriz São Francisco de Assis (José Ometto), Comunidade Nossa Senhora das Graças (Parque Tiradentes), Comunidade Nossa Senhora do Loreto (Jardim Celina), Comunidade São Cristóvão (Costa Verde), Comunidade Santa Clara de Assis (Jardim Morumbi) recém formada pelo Padre Leandro, e Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Heitor Vila Lobos).
Nesses poucos anos de caminhada junto à comunidade, padre Leandro já
realizou muitos trabalhos religiosos e sociais que melhorou a vida de muitas
pessoas.
· Ampliação dos pontos de distribuição da Sopa da Solidariedade. Hoje a sopa é feita na Igreja Nossa Senhora das Graças numa cozinha totalmente preparada e equipada para a realização desse projeto. Atualmente há um veículo disponível que auxilia na distribuição da sopa. É servida em cinco pontos da zona leste de Araras: José Ometto I, José Ometto II, Parque Tiradentes, Jardim Morumbi e Costa Verde; para mais de 200 pessoas carentes por dia, entre elas crianças, jovens e idosos. Ainda para as 400 crianças do Projeto Cidadão do Futuro São Francisco de Assis são servidas todas as refeições
(café da manhã e tarde, almoço e jantar), tudo coordenado pelo Padre
Leandro, com auxílio de funcionários e voluntários.
· Ampliação da Padaria Artesanal com aumento na produção de pães que são servidos junto com a Sopa da Solidariedade. Também para vender e arrecadar lucros para a comunidade.
· A construção da Igreja Nossa Senhora das Graças no bairro Parque
Tiradentes. Onde a Igreja possui um terreno de 800m² construída com o templo religioso, secretaria, sala de atendimento do pároco, cozinha e salas de catequese e reuniões da comunidade.
· Término do Centro Pastoral e Social "Paz e Bem". Inaugurado no dia 9 de outubro de 2004. O centro possui em dois pisos, uma capela, brinquedoteca, sala de comunicação, biblioteca, escola de mercenária, escola de computação, sala de vídeo, anfiteatro destinado a eventos para um grande número de pessoas (aproximadamente 400 pessoas), cozinha, padaria artesanal comunitária, sanitários e vinte e uma salas para reuniões, catequese e atendimento jurídico. Nesse local também são abrigados diversos projetos sociais como a Sopa da Solidariedade e o Projeto Cidadão do Futuro São Francisco de Assis com 400 crianças, já citados.
· Recentemente também o Padre Leandro iniciou a construção da Igreja Nossa Senhora de Lourdes no bairro Heitor Vila Lobos. Divida em dois andares, no piso-térreo encontra-se salão para eventos, cozinha, salas para catequese, banheiros, secretaria, sala de atendimento do padre, e no andar superior o Templo Religioso.
· Realização da Festa de Pentecostes, Aniversário da Igreja Católica, no ano de 2004 no Estádio Dr. Hermínio Ometto, onde reuniu mais de 5 mil pessoas.
· A Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, direto do Santuário Nacional de Aparecida, onde reuniu mais de 7 mil fiéis.
· Realização das Romarias Paroquiais para o Santuário da Mãe Peregrina em Atibaia. Onde há três anos o número de romeiros cresce a cada ano. Esse ano mais de 1130 romeiros somente da Paróquia São Francisco se dirigiram ao Santuário.
· Realização das Solenidades que comemoraram o 10º Ano de Caminhada Pastoral da Paróquia São Francisco de Assis no ano de 2004.
· E no momento Padre Leandro prepara com a comunidade Matriz de São Francisco de Assis os projetos para o início das obras da futura Igreja em louvor a São Francisco, patrono da ecologia e da paz.
A cerimônia é aberta a toda comunidade ararense. Para este momento foram enviados convites aos padres da Diocese de Limeira, ao bispo Dom Augusto Zini Filho, autoridades locais e também da cidade de Americana, cidade natal do homenageado.