Aconteceu na manhã de quarta-feira (21), lançamento da Procuradoria da Criança e do Adolescente, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O local ficou lotado com a presença de estudantes do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônia Marques Dahmen, profissionais da saúde da cidade de Araras, além de autoridades do nosso município e de outras cidades, como Santa Gertrudes.
Na abertura dos trabalhos, o delegado da Polícia Civil de Araras, Dr. Tabajara Zuliani dos Santos conduziu, junto à procuradora da criança e do adolescente, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), uma dinâmica com os alunos da escola Dahmen e os orientou sobre sinais de alerta quanto à violação da intimidade.
A Mesa Diretora da cerimônia foi composta pelo presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB); a vice-presidente Mirian Vanessa; os vereadores Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos) e Rosa Scanavini (PRD), procuradores adjuntos, além do secretário da Mesa Diretora, o vereador Fábio Domingues.
Outros componentes da mesa foram a primeira-dama do município de Araras e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), Áurea Bolli Maretto; o secretário municipal de Esportes Luiz Paulo Franco; o secretário municipal da Saúde, Romildo Borelli; a secretária municipal de Assistência Social, Laura Giachetti Botezelli; a conselheira tutelar do município de Araras, Zélia Nunes Santos; a escrivã da Polícia Civil da Delegacia da Mulher de Araras, Bruna Lóes de Avila; e a diretora da DLD Log Reversa, Adriana Gasque.
O presidente Rodrigo Soares destacou que a Procuradoria da Criança e do Adolescente “vem para fortalecer as políticas públicas do município”. Já a procuradora da criança e do adolescente, Mirian Vanessa Pires Franzini, ressaltou que “esta é uma manhã importante e histórica para a nossa cidade, que ficará marcada. A Câmara Municipal cumpre o seu objetivo de fiscalização de políticas públicas para a criança e o adolescente e, além disso, a articulação para o cumprimento dessas políticas”.
Logo após a abertura, foi ministrada uma palestra pela assistente social da Secretaria Municipal de Educação e presidente do Comitê de Escuta Especializada do município, Ingrid Nepomuceno; e Carla Camillo, psicóloga e coordenadora de saúde mental na Prefeitura Municipal de Araras. Os detalhes você confere aqui.
Sobre a Procuradoria da Criança e do Adolescente
A Procuradoria da Criança e do Adolescente foi instituída pela Resolução nº 13, de 17 de dezembro de 2024, e tem as seguintes atribuições:
- Receber, analisar e encaminhar denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes.
- Promover ações de conscientização e educação sobre os direitos dessa população.
- Colaborar com os órgãos municipais, estaduais e federais na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
- Acompanhar a execução de programas e projetos voltados para a infância e adolescência no município.
- Assessorar a Câmara Municipal na elaboração de leis e outras normas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes.
- Representar a Câmara Municipal em eventos, fóruns e comitês relacionados aos direitos das crianças e adolescentes.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 21/05/2025 14:46:49
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA