Foi aprovado durante a 22ª Ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 99/2025, que dispõe da criação do Dia Municipal da Manobra de Heimlich no município de Araras.
Este dia deverá ocorrer anualmente em 24 de agosto e, de acordo com o projeto, a intenção da data é conscientizar a população sobre a importância dessa manobra, considerada fundamental para salvar vidas.
O autor do Projeto de Lei nº 99/2025 é o vereador Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), suplente de secretário da Câmara Municipal.
A Manobra de Heimlich é realizada em casos de engasgamento, para retirar um pedaço de comida ou objeto que impede a respiração de alguém e salvar a vida dessa pessoa.
Nela, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, a fim de provocar uma tosse forçada e expulsar o objeto preso da via respiratória.
Além da conscientização, os objetivos do Dia Municipal da Manobra de Heimlich são incentivar a população a participar de treinamentos sobre a manobra do desengasgo, divulgar de forma responsável sobre o uso do pedido de socorro em caso de necessidade, além de campanhas de orientação e workshops.
O projeto conta uma emenda que modifica o artigo 3º e outra emenda que exclui o artigo 4º.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 30/06/2025 21:32:53
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA