Na última sexta-feira, 18, a Câmara Municipal de Araras realizou sessão solene pelo Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Na ocasião os 11 vereadores prestaram uma homenagem para 11 afrodescendentes que se destacaram pelas ações desenvolvidas junto à comunidade ararense.
O evento contou com a presença do prefeito municipal, Nelson Dimas Brambilla, o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Vanderlei Nascimento e com lideranças do movimento negro de Araras.
No inicio da cerimônia, o público pode acompanhar o hino nacional cantado a capela pela professora de música, Débora Fernanda Bernarde, uma das homenageadas da noite, mais conhecida como Débora Black, que em seguida animou o plenário com a canção “Happy Day”.
A solenidade foi instituída através da resolução Nº 8 de 7 de dezembro de 2010 de autoria do vereador Valdemir Gomes-Mami (PT), visando promover uma ampla reflexão sobre as condições dos afrodescendentes no passado, presente e futuro, tendo em vista que a discriminação é um fato da vida dos integrantes desta etnia.
Segundo Mami, os negros vêm lutando há muito tempo e por isso merecem ser prestigiados. “Se em Araras existem professores, vereadores e empresários negros, foi porque eles lutaram muito contra o preconceito. Assim como o povo negro, o povo nordestino também sofre discriminação, mas nós estamos quebrando esse preconceito. Nos Estados Unidos foi eleito um negro para a presidência, aqui no Brasil nós tivemos um nordestino como presidente e agora se quebrou também o machismo com a eleição de uma mulher para comandar o país. A sociedade mudou, mas ainda é muito preconceituosa e temos continuar lutando”, disse o vereador durante seu discurso.
Conheça os homenageados
Gilvan Paulo da Silva, professor – Indicado pelo vereador Breno Cortella (PT).
Neuza Maria Pereira Lima, ativista do movimento negro paulista e lutadora pela igualdade social dos afrodescendentes – Indicada pelo vereador Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT).
Débora Fernanda Bernarde, professora de música – Indicada pelo vereador Derci Tófolo (DEM).
Roseli dos Santos, professora e coordenadora pedagógica – Indicada vereador Eduardo de Moraes (PSD).
Luiz Gonzaga Bueno, ex-vereador – Indicado pelo vereador Erinson Mercatelli (PSB).
Gilberto Salomé, agricultor e vice-presidente do Rotary Club de Araras – Indicador pela vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC).
Nelson Barbosa, enfermeiro e vereador por 12 – Indicado pelo vereador Marcelo Fachini (PMDB).
Anézia Francisco de Carvalho, agente de saúde e ministra leiga da Paróquia São Judas Tadeu – Indicada pelo vereador Eder Muller (PSDC).
Sônia da Silva Alves, professora da Apae e da Escola Alvorada Nova da Clínica Sayão – Indicada pelo vereador Valdemir Gomes-Mami (PT).
José Benedito Dutra, o conhecido “Curvinha”, pintor aposentado e jogador de futebol – Indicado pelo vereador José Roberto Rimério-Miqueira (PTB).
Jéfferson Willian Teodoro, paratleta vice-campeão por equipe da Copa Brasil classificado para o Mundial de Equitação Especial – Indicado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PSD).
VEJA MAIS FOTOS DESTA SESSÃO SOLENE EM NOSSA GALERIA DE FOTOS
Aryana Storoli
Assessoria de Imprensa / CMA
Publicado em: 21 de novembro de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Temporária de Assuntos Relevantes de Acompanhamento de Transporte Público e Escolar apresentou relatório final sobre as atividades realizadas durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada se...
Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...
Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.