Pressione Esc para fechar o menu.

Redes Sociais:

Notícias

Aprovado projeto que proíbe contração de parentes em entidades assistenciais


Na 6ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10) a Câmara de Araras aprovou o projeto (Proc. 21/2014) de autoria do vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) que disciplina a contratação de parentes em entidades assistenciais que mantenham convênio com o Município. A medida proíbe que essas entidades assistenciais mantenham no quadro de funcionários parentes de membros da diretoria, administradores e gerentes.

O projeto impede a obtenção de auxílios e subvenções das instituições que não cumprirem essa regra. De acordo com justificativa apresentada pelo vereador Nucci, o objetivo principal do projeto é estender os efeitos da súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal às entidades assistenciais que recebam subvenções do Poder Público, de modo a evitar a prática do nepotismo.

Assim, as entidades assistenciais que mantenham em seus quadros de funcionários remunerados cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de membros da diretoria, administradores e gerentes, não poderão receber auxílios e subvenções do Município.

A proibição se estende também para a contração de serviços ou aquisição de produtos de empresas que possuem, entre seus proprietários, parentes de membros de diretoria das entidades. A entidade beneficiária que no prazo de execução do convênio fizer este tipo de contratação ficará sujeita a revogação do convênio ou a suspensão até que a situação seja regularizada.

Segundo o autor do projeto, vereador Dr Nucci, a intenção da proposta é trazer para as entidades as mesmas regras aplicadas na administração pública. “Quando se trata de cargo remunerado é importante que a moralidade e a honestidade fiquem presentes”, disse.

A proposta determina que essa proibição passe a constar em todos os termos de convênio firmados pela Prefeitura com as entidades. E que na celebração ou renovação deverá ser apresentado o quadro de funcionários completo. 

Durante a discussão do projeto o vereador Marcelo de Oliveira (PRB) enfatizou a importância do projeto para a transparência do dinheiro público. Ele ainda orientou que nada impede de parentes próximos atuarem na entidade desde que prestem serviço voluntário.

O vereador Erinson Mercatelli (PSB) também parabenizou a iniciativa do projeto que demonstra moralidade e zelo pelo dinheiro público.

O projeto foi aprovado na forma de seu substitutivo apresentado pelo próprio vereador Nucci que promoveu adequações redacionais. A proposta recebeu apoio unânime dos parlamentares e agora será remetida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella na forma de autógrafo ao prefeito Nelson Dimas Brambilla para análise e eventual sanção da lei.

 

Confira aqui íntegra do projeto 

 


Publicado em: 11 de março de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A 3ª Sessão Ordinária de 2026 será realizada, excepcionalmente, na quinta-feira (19), devido ao Ponto Facultativo de Carnaval. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as sessões ordinárias não...

Leia Mais

Na sexta-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Araras participaram de uma Coletiva de Imprensa com jornalistas de veículos de comunicação da região e influenciadores de mídias sociais pa...

Leia Mais

Coletiva de Imprensa

12 de fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de Araras convida os jornalistas de veículos de comunicação e os influenciadores de mídias sociais para uma Coletiva de Imprensa. A coletiva será realizada nesta sexta-feira, 13...

Leia Mais

A Secretaria Municipal da Fazenda realizou audiência pública na Câmara Municipal de Araras, na quarta-feira (11), para apresentar as metas fiscais do 3º quadrimestre e do 6º bimestre de 2025 da Pre...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras recebeu, na terça-feira (10), visita do vice-presidente da Câmara Municipal de Conchal, Luiz Eduardo de Campos Valio - Luiz da Farmácia (Agir). O parlamentar veio a con...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 2ª Sessão Ordinária do ano, ocorrida na segunda-feira (9), o Projeto de Resolução nº 2/2026. Fica aprovada a criação da Comissão Temporária de Assunt...

Leia Mais