Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Audiência Pública do Araprev é marcada por desrespeito ao legislativo municipal


Presidente da autarquia, Gilberto Del Bel, fez acusações e ataques à presidente e aos demais vereadores.

 

Na manhã desta quinta-feira (14), às 9h, o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras) utilizou o plenário da Câmara Municipal de Araras, para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de exibir a prestação de contas do ano de 2022 até outubro de 2023, incluindo resultados de investimentos, avaliação atuarial e governança corporativa.

A audiência foi comandada pelo presidente executivo do Araprev, Gilberto Del Bell, que antes da apresentação da prestação de contas aproveitou o espaço para um discurso que fugia do tema proposto pela audiência e atacou o legislativo municipal, que recentemente aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023 do Araprev, pelo qual o município ficou autorizado a dar em pagamento à entidade, 109 imóveis.

Incomodado com o discurso feito na época da votação do projeto, pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Mirian Vanessa Pires (ela foi uma dos 5 vereadores contrários ao projeto), Gilberto Del Bel fez graves acusações à gestão dela e aos trabalhos dos vereadores da atual legislatura.

A plateia composta basicamente por alguns funcionários do Araprev – até por conta do horário e da falta de divulgação por parte da autarquia – também tinha a presença de vereadores incomodados com o desrespeito e as acusações de Gilberto Del Bel. Entre eles, estava a presidente Mirian Vanessa, que pediu para falar entre o discurso de Gilberto e a apresentação da prestação de contas do Araprev, já que havia sido citada. Todavia ela teve a fala negada pelo presidente da autarquia naquele momento.

Apresentada a prestação de contas pelas funcionárias do Araprev, Silmara Flávio Pacagnella, coordenadora jurídica, e Marleidi Silva Santos Medeiros, coordenadora financeira, os vereadores puderam falar. Rodrigo Soares do Santos (PSDB), Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) questionaram a falta de respeito com o trabalho dos vereadores, o fato de a audiência não ser em horário mais acessível aos funcionários públicos e se não deveria ter acontecido antes da votação do projeto.  Eles também pediram para que o presidente do Araprev oficializasse as denúncias que diz ter contra a Câmara Municipal, para que, se forem reais, os vereadores tomem as providências devidas. Todos também defenderam a gestão e a idoneidade da presidente Mirian Vanessa que, enfim, também teve seu espaço de fala.

A presidente começou explicando o discurso dela no dia da votação do projeto do Araprev, que tanto incomodou o presidente executivo da autarquia. “Quando eu critico, critico o cargo em si, independente de quem estiver nele. É uma questão de impessoalidade, coisa que o senhor não me respeitou nesse sentido, o senhor atacou a minha pessoa. Eu falo em renovação em relação a cadeira que o senhor ocupa, a gestão precisa ser modificada com ideias novas, com benefícios aos servidores.”, disse a presidente Mirian Vanessa.

Sobre as acusações feitas à Câmara Municipal, Mirian Vanessa rebateu dizendo que “todos os vereadores realizam trabalho sério e o senhor julgou e ofendeu até os vereadores que votaram favoráveis ao projeto que vocês fizeram com o prefeito”. E continuou, “muito ruim o senhor vir aqui hoje e utilizar a fala que usei na tribuna, representando a população, para iniciar a audiência de prestação de contas. A gente tem que saber o que se discute. Essa audiência é para que? É técnica? Para mostrar as contas do Araprev? Ok! A gente fugiu do foco porque o senhor iniciou essa discussão. Discussão que a gente fez com os 11 vereadores no plenário, mostrando a nossa opinião, e eu fui eleita pra isso!”.

Mirian Vanessa ainda concluiu dizendo, “na hora que o Araprev soube do posicionamento da Câmara em relação ao projeto, podia ter feito audiência pública. Estamos discutindo agora, coisas que deveriam ser discutidas lá atrás. O Araprev fez audiência pública sobre coisas que a Prefeitura queria fazer com ele? Não fez! A Câmara fez a dela. O Araprev fez?”, questionou.

O vídeo da audiência pública do Araprev pode ser conferido no link https://www.youtube.com/live/IDj7Y4LSdug?si=KtieeWzeuf8nDbbK .


Publicado em: 16 de dezembro de 2023

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O projeto Câmara Cidadã, conduzido pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu mais alunos de escolas de Araras na última semana. Estudantes do Serviço Nacional de Aprendiza...

Leia Mais

Na manhã de quarta-feira (3), a vereadora Rosa Scanavini (PRD), representando a Procuradoria Especial da Mulher, esteve na cidade de Jaú. Na visita, Rosa, que é procuradora especial da mulher, conv...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras, por meio da Diretoria de Comunicação, firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Jaú para a troca de conteúdos institucionais. A colaboração com outras Escolas Legi...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (2), audiência pública que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a...

Leia Mais

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras realizada na segunda-feira, 1º de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Benedito Aparecido Bordini, fez uso da...

Leia Mais

O tema Semana da Pátria foi assunto na Tribuna Livre desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O subtenente do Tiro de Guerra (TG) de Araras, André Vinícius de Melo, a convite da presidência,...

Leia Mais