A Câmara Municipal de Araras aprovou na 7ª Sessão Ordinária, da última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 168/2023, de autoria do vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade), que institui em Araras o Mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de pessoas gestantes e puérperas.
De acordo com o projeto aprovado, as ações do Maio Furta-cor poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outros meios, sempre priorizando:
– A conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna.
– O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema.
O vereador Dr. Márcio Tonissi, que é médico com especialização em ginecologia e obstetrícia, esclareceu a relevância da dedicação à saúde mental das mães, já que se constata um alarmante aumento nos casos de depressão, tristeza pós-parto (baby blues), ansiedade e suicídio entre as mães.
“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém, não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, esclarece Dr. Tonissi.
O médico e vereador relatou uma piora nesses casos no cenário pós-pandêmico, devido a situações enfrentadas pelas mulheres que impactam a saúde mental materna, como tripla jornada de trabalho, reduções e disparidades salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio.
Vale destacar que Maio Furta-cor é uma campanha nacional e, com a aprovação do projeto na Câmara, Araras passa a incentivar a promoção de ações de conscientização sobre a saúde mental materna, principalmente ao longo de maio, mas não somente nesse mês.
Para a campanha Maio Furta-cor poderão ocorrer parcerias para a promoção de ações e eventos, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços.
Após passar pelo Executivo, o Mês Maio Furta-cor integrará o Calendário Oficial do Município de Araras.
O Projeto nº 168/2023 foi aprovado por unanimidade e com uma emenda supressiva, que retira os artigos 4º e 5º do projeto, com a finalidade de adequá-lo aos apontamentos feitos pela Diretoria Jurídica da Câmara.
O vídeo da 7ª Sessão Ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 19 de março de 2024
Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O projeto Câmara Cidadã, conduzido pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu mais alunos de escolas de Araras na última semana. Estudantes do Serviço Nacional de Aprendiza...
Na manhã de quarta-feira (3), a vereadora Rosa Scanavini (PRD), representando a Procuradoria Especial da Mulher, esteve na cidade de Jaú. Na visita, Rosa, que é procuradora especial da mulher, conv...
A Câmara Municipal de Araras, por meio da Diretoria de Comunicação, firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Jaú para a troca de conteúdos institucionais. A colaboração com outras Escolas Legi...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (2), audiência pública que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a...
Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras realizada na segunda-feira, 1º de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Benedito Aparecido Bordini, fez uso da...
O tema Semana da Pátria foi assunto na Tribuna Livre desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O subtenente do Tiro de Guerra (TG) de Araras, André Vinícius de Melo, a convite da presidência,...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.