Ontem (06), o parlamento realizou sua penúltima sessão ordinária. Importantes projetos foram aprovados pela Casa de Leis.
Entre eles, o projeto de processo nº 187/2021, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Leite Materno no Município de Araras a ser comemorada anualmente na semana do dia 19 de maio.
Com a nova lei, o município poderá promover debates sobre a importância do aleitamento materno, divulgar os bancos de leite, bem como os pontos de coleta na cidade, assim estimulando a doação de leite materno.
E ainda poderão ser criadas novas parcerias com instituições educacionais e culturais, que ajudarão a promover a doação de leite humano. A propositura é de autoria das vereadoras Professora Regina Corrochel (PTB) e da vereadora Elaine Brambilla (PSD), a votação foi favorável pelo parlamento.
“Para tanto, é importante que haja no Município de Araras programas de conscientização que incentivem a doação de leite humano, a fim de aumentar o volume de alimento disponível aos bebês que, por diversos motivos, não possam ser amamentados por suas respectivas genitoras.
Já no dia 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, data destinada à sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, bem como uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno”, relatou a vereadora Professora Regina Corrochel.
Outro importante processo votado é o de nº 497/2021 que institui em Araras a Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico.
Tal projeto prevê prevenir principalmente a depressão, só no Brasil quase 6% da população sofre com a doença e outros quase 10% sofrem com a ansiedade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
A campanha será permanente e visa combater o preconceito sobre as patologias, informar com vasta publicidade sobre todos os tratamentos disponíveis na rede pública de saúde, destacando todo tipo de prevenção.
“De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, terceira principal causa externa de mortes no país. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão.
Sendo assim, cresce a necessidade de discutirmos formas de conscientização permanente da população sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico”, frisou a vereadora Missionária Maria (DEM) que é a autora do projeto. A maioria dos parlamentares votaram favorável ao projeto.
O parlamento aprovou também o projeto de processo nº 571/2021 que Institui em Araras o “Dia Municipal do Voluntariado”, de autoria da vereadora Drª. Deise Olimpio (DEM), a proposta é que o povo ararense se sensibilize e aumente sua participação em vários programas sociais que o poder público, outras instituições e organizações realizam na cidade.
“A voluntariedade decorre na motivação das pessoas na participação imbuída de solidariedade, sendo que o cidadão se propõe em doar seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas de interesse social e comunitário”, argumentou a proponente.
O vereador e médico Márcio Tonissi (REDE) também levou para a apreciação do plenário outra propositura, que recebeu votação favorável pelos seus pares, trata-se do projeto de processo nº 602/2021, no qual Institui e Inclui no Calendário Oficial do Município de Araras o “Dia Do Nascituro”, que será comemorado todo dia 08 de outubro.
Sabemos que o nascituro é considerado sinônimo de feto, em outras palavras, nascituro é o “ser” já concebido e que está pronto para nascer, mas que ainda está no ventre materno.
A propositura visa celebrar a vida do bebê ainda no ventre de sua mãe e ressaltar a dignidade humana.
“Não é somente a vida do nascituro que está em questão, mas a vida humana, especialmente em sua condição de fragilidade. Celebrando o Dia do Nascituro, queremos também protegê-lo ao suscitarmos nas pessoas, nas famílias e na sociedade, a consciência de que os nascituros têm o direito à proteção de sua saúde e vida, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio.
Inclusive há toda uma gama de legislações federais que preservam os direitos dos nascituros.
O direito à vida é superior aos demais direitos dos homens, e sendo de indiscutível importância, atinge o nascituro mesmo nesta condição suspensiva de direitos, ao passo que a instituição desta data tem o objetivo de suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos”, relatou o Dr. Tonissi.
A última sessão ordinária deste ano está agendada para o dia 13 de dezembro às 18h.
Publicado em: 07 de dezembro de 2021
Publicado por: Equipe de Imprensa Oficial - CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...
Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...
Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...
Na 14ª Sessão Ordinária de 2025, que será realizada nesta segunda-feira (5) a partir das 19 horas, o Átrio “Pedro Pessotto Filho” estará com estrutura montada para receber os servidores públicos mu...
O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.