Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara tem semana de exposição de artesanato


Até a próxima quinta-feira o público que visitar a Câmara Municipal de Araras vai perceber uma movimentação diferente. Um grupo de artesãos do ComArte (Conselho Municipal de Arte e Artesanato) está expondo seus trabalhos no pátio coberto do prédio. São cerca de 10 expositores sob o comando da artesã e professora Matilde Bacan, presidente do Conselho.
Para Matilde essa é uma oportunidade de divulgar o trabalho e também de vender. “Iniciativa louvável da Câmara Municipal. Acho que é uma forma de aproximar os nossos vereadores do artesão e da população”, completa. A professora não esconde que para muitos esse contato com a Câmara é novidade. “Muitos nunca estiveram aqui”, comenta.
É o caso da artesã Flávia Coutinho, responsável pela banca de bijuterias. “Nunca tinha vindo na Câmara”, relata ela, que também tem a oportunidade de expor pela primeira vez o seu trabalho.
Para a artesã Miriam Tereza Otte exposição não é novidade, mas o novo é estar dentro do Legislativo. “Sei que vamos encontrar um público diferente e isso para nós é importante. Essa é uma forma nova de divulgar a nossa arte e também de vender”.
Pelo estatuto do ComArt é considerado artesão a pessoa que desenvolve sua arte com pelo menos 60% do seu trabalho com técnicas manuais. “O artesão compra a matéria prima e a transforma em arte”, explica Matilde. Atualmente mais de 100 pessoas estão cadastradas no conselho conforme essa característica.
Durante estes quatro dias de exposição o público pode conferir o trabalho feito com velas, potes, panos de prato, sabonetes, biscuit, chaveiros, bolsas, bijuterias, telas e enfeites. Além de comprá-los. “As festas de fim de ano se aproximam e o artesanato além de ser barato tem uma característica de ser personalizado. Uma peça não é igual a outra”, completa a professora.
 
Aniversário
A exposição do ComArte acontece quando as leis que abriram espaço para esse tipo de manifestação completam um ano de existência. Primeiro foi o projeto do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB) que sugeriu as dependências da Câmara Municipal para a realização de exposições, depois a lei do vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) que aprimorou esse projeto com a criação do Programa “Câmara Cidadã”.
O “Câmara Cidadã” prevê a realização de debates, palestras, campanhas, sejam elas quais forem, e que podem ser de iniciativa própria ou de qualquer instituição ou entidade, desde que traga benefícios à população de Araras sendo o tema de abordagem social, assistencial, cultural, educativo, filantrópico ou na área de saúde.
“Aproximar a população dos vereadores é o principal objetivo desse projeto que também quer levar dignidade e cidadania à comunidade local. O povo entende a Câmara e nessa proximidade a Câmara entende o seu povo”, frisou o vereador Maretto na época em que instituiu o projeto.
Agora ele afirma que nada melhor do que ver um projeto na prática. “Fico realizado quando me deparo com as crianças no Plenário da Câmara e também com esses artistas que usam um espaço que é do próprio povo”, completa.
 
Serviço
O que? Exposição do ComArte
Onde? Câmara Municipal de Araras
Quando? Segunda à sexta, das 9 às 17 horas


Publicado em: 06 de novembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (11), Sessão Solene de entrega do Diploma Radialista Destaque, instituído pelo Decreto Legislativo nº 03/2021; e Sessão Solene de entr...

Leia Mais

A Comissão Temporária de Assuntos Relevantes de Acompanhamento de Transporte Público e Escolar apresentou relatório final sobre as atividades realizadas durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada se...

Leia Mais

Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...

Leia Mais

Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...

Leia Mais