O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) esteve na tarde de quinta-feira (4) na represa João Ometto Sobrinho, do córrego “Água Boa”, para visitar o local onde foram plantadas as árvores do programa Carbono Zero.
A Câmara já realizou dois plantios de mudas na represa, sendo que em 2012 foi realizado o segundo em 2011 o primeiro plantio do projeto, ambos durante a gestão do então presidente Irineu Norival Marretto.
O Programa Carbono Zero foi criado através da resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, de autoria do próprio vereador Breno Cortella. A iniciativa tem objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico gerados pelo Legislativo.
Breno realizou a visita no local acompanhado pelo presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Wanderleim Geraldo Júnior e pelo biólogo e consultor ambiental do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Alberto Dalla Costa Neto. Também acompanharam a vistoria a diretora administrativa e financeira da Câmara, Miriam Vanessa Pires dos Santos, e o diretor de Comunicação, Vinícios Franzoni.
A previsão é que neste segundo semestre seja realizado o terceiro plantio do programa. Em razão disso, os representantes do Legislativo foram verificar a situação do local. O próximo plantio também terá objetivo de repor espécies que não se desenvolveram e por isso serão adotadas medidas para reduzir a perda de mudas.
Após a vistoria, o presidente Breno considerou que algumas ações poderão ser tomadas para melhorar a execução do programa. "Foi positivo vermos o empenho na implantação, agora vamos poder aperfeiçoar, garantindo a manutenção e o acompanhamento dessas árvores", afirmou o vereador.
Uma das possibilidades avaliadas é a realização do plantio em outros locais da cidade. A Câmara também vai manter contato com pessoas e entidades com atuação na área ambiental. "Vamos buscar o apoio técnico e talvez até pensar em atingir outras regiões do município", informou o presidente.
O Programa Carbono Zero tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas às atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação através do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, através do plantio de mudas.
O plantio colabora com a preservação das águas do município, pois com a recuperação da mata ciliar, melhora-se a qualidade da água e principalmente a qualidade de vida da população.
Publicado em: 11 de julho de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...
Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, anunciou, durante reunião temática do Parlamento Municipal de Piracicaba, o ‘Fundo Clima’. O...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.