Encerra nesta segunda-feira (27) o prazo para a adesão ao programa “IPTU Sustentável”, referente ao IPTU (Imposto Territorial Urbano) 2014.
Os contribuintes interessados devem acessar o site do Município de Araras - www.araras.sp.gov.br - para imprimir o formulário. O material está disponível em link próprio, na barra localizada à direita da tela.
O preenchimento correto do formulário e a entrega da documentação no setor de Protocolo do Município de Araras até a data são fatores primordiais para a possível adesão ao programa municipal, que oferece descontos cumulativos que podem chegar até 8%.
Outro requisito importante é que os contribuintes estejam em dia com as obrigações tributárias e cumpram as condições do programa, que visa a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Quem não possui internet em casa pode solicitar a ficha no próprio setor de Protocolo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Ao protocolar o pedido, além de levar o formulário, o contribuinte terá que apresentar documentos comprobatórios - entre eles, cópia da capa do carnê do IPTU; cópia do documento de identificação pessoal com foto do contribuinte ou, no caso de pessoa jurídica, do representante legal; fotografias da frente do imóvel, das árvores e das áreas efetivamente permeáveis, bem como dos sistemas de captação e reutilização de águas pluviais e de aquecimento hidráulico solar.
Regulamentada pela Lei Complementar Municipal nº 37, de 12 de dezembro de 2013, a iniciativa tem como objetivo estimular ações que visam a melhoria na qualidade de vida população, o uso de fontes renováveis de energia e a minimização de impactos ambientais, por meio da concessão de descontos no IPTU.
Desconto
Será concedido desconto de até 2% no valor anual do IPTU para imóveis que possuírem em sua frente uma ou mais árvores, escolhidas entre os tipos adequados à arborização de vias públicas; mais 1% para imóveis que possuírem no perímetro do seu terreno até 3% de áreas efetivamente permeáveis, com cobertura vegetal; e 2% para imóveis que possuírem no perímetro do seu terreno acima de 3% de área efetivamente permeáveis.
Também será concedido desconto de 2% para imóveis providos de captação e reutilização de águas de pluviais e mais 2% quando existir sistema de aquecimento hidráulico solar.
A lei prevê e estabelece que a captação e reutilização de águas pluviais consista em um sistema que capte água da chuva e a armazene em reservatórios para utilização no próprio imóvel; e que o sistema de aquecimento hidráulico solar seja para o aquecimento da água, com a finalidade de reduzir parcialmente o consumo de energia elétrica. Esses benefícios não se aplicam aos imóveis caracterizados como sítios ou chácaras de recreio.
Vale destacar que a prestação de informação falsa ou fraudulenta implicará no cancelamento do desconto e lançamento integral do tributo.
Informações Secom /PMA
Publicado em: 24 de janeiro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O Parlamento Metropolitano de Piracicaba realizou reunião temática na Câmara Municipal de Araras, na manhã de segunda-feira (10). O encontro teve a presença do ministro de Estado do Empreendedorism...
A Câmara Municipal de Araras entregou, em sessão solene, o Título de Cidadã Ararense à Elisabete Cristina Franco da Silva Ridolfo. A honraria foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 7, de 3 de j...
A Câmara Municipal entregou na noite de quinta-feira (6) o Título de Cidadã Ararense a Camila Santos Dias, em sessão solene. A entrega do título foi aprovada pelos vereadores em sessão ordinária e...
Na segunda-feira (10), o Parlamento Metropolitano de Piracicaba recebe o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, em reunião temática, q...
A Câmara Municipal de Araras realizou audiência pública, na terça-feira (4), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 do município. A aprese...
Na noite de segunda-feira (3), os vereadores da Câmara Municipal de Araras se reuniram para a 7ª Sessão Extraordinária de 2025. Na pauta, estava o Projeto de Lei Complementar nº 17/2025, de autoria...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.