Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Lei de incentivo ao microempreendedor foi debatida em audiência


 O vereador Zé Bedé realizou na última sexta-feira (25) Audiência Pública referente ao Projeto de Lei n°. 11/2011 que está tramitando na Câmara Municipal de Araras, e que irá regulamentar a Lei Geral Municipal concedendo tratamento diferenciado e favorecido ao Microempreendedor Individual, às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Araras de que trata a Lei Complementar Federal n°. 123/2006.

 A audiência contou com a participação de cerca de 30 pessoas e atingiu o seu objetivo principal, que foi abordar aspectos técnicos do Projeto, esclarecendo aos vereadores a importância da aprovação e da implantação do projeto em nosso município, e também esclareceu aos empreendedores que estão na informalidade acerca dos benefícios que terão ao regularizar o seu empreendimento.

 A mesa foi composta pelo proponente Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé- PT) e contou com a presença do Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Sérgio Colletti Pereira do Nascimento; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias e do Consultor de Políticas Públicas do SEBRAE Gustavo Marques.

 Participaram também os vereadores Eduardo de Moraes (PSD) e Breno Cortella (PT), já o vereador Valdemir Gomes, o Mami (PT) justificou a sua ausência.

 O Secretário Leonardo Dias, explicou que após a indicação do Zé Bedé para que fosse elaborado e enviado o projeto à Câmara, o prefeito Brambilla, que sempre quis dar atenção especial a esses empreendedores, tem o Zé Bedé como parceiro da administração por não medir esforços em suas ações.

 Dias ressaltou que para conclusão do projeto de lei, o mesmo tramitou de seis a oito meses em algumas secretarias, tais como, administração, fazenda, educação, e outras, “O empreendedorismo poderá ser inserido na grade curricular, de forma que o SEBRAE qualifique os professores, e esses multipliquem o empreendedorismo, para que os jovens saiam da escola já sabendo o que é ser empreendedor”, finalizou.

 O Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Sérgio Colletti Pereira do Nascimento falou sobre alguns aspectos técnicos do projeto, como a simplificação, a figura do agente de desenvolvimento que irá articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento dos MEI, ME, EPP, além de pontos como a criação da sala do empreendedor que terá como finalidade atender e fornecer todas as informações aos micro e pequenos empresários que quiserem deixar a informalidade, inclusive sobre captação de crédito.

 Zé Bedé comentou “É importante a aprovação deste projeto de lei, o Microempreendedor individual tinha o limite máximo permitido para a receita bruta anual de R$ 36 mil e agora foi para R$ 60 mil”.

 O vereador acrescentou “Esses empreendedores se formalizando, terão benefícios de aposentadoria, poderá contratar um funcionário, terão facilidade em contratar crédito junto ao Banco do Povo em valor superior o de pessoa física”.

 Claudiana Pena, que é residente no Bairro Parque Dom Pedro, e trabalha na informalidade com roupas e produtos religiosos, pretende regularizar o seu empreendimento “Eu compro e revendo roupas, e regularizando meu negócio poderei realizar compras no atacado com o CNPJ e com isso poderei comprar em preço mais baixo, pois na informalidade eu pago mais caro pelos produtos”.

 Claudiana ressaltou “o problema em Araras é que os escritórios de contabilidade não querem fazer a abertura do meu empreendimento ao custo zero como é determinado na lei, e isso dificulta quem está na informalidade para poder regularizar o empreendimento”.

 Gustavo Marques parabenizou Zé Bedé e a equipe da prefeitura pelo importante passo e explicou da importância na aprovação deste projeto de lei para que o município possa aumentar sua receita.

 Marques também enfatizou que os escritórios de contabilidade realizem a abertura aos microempreendedores individuais gratuitamente, “O escritório de contabilidade não está fazendo caridade nessas aberturas, ele é obrigado, é fato “O MEI após dois anos de atividade crescerá, e este necessitará de um contador, e ele vai procurar aquele contador que abriu o seu pequeno negócio”.

  

 

                                                Assessoria do Vereador

 

 

FOTO: (Mesa composta pelo Secretário Leonardo Dias, vereador Zé Bedé, o Secretário Sérgio Colletti e o Consultor do SEBRAE Leonardo) Crédito: Assessoria do Vereador.

 


Publicado em: 01 de dezembro de 2011

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Comissão Temporária de Assuntos Relevantes de Acompanhamento de Transporte Público e Escolar apresentou relatório final sobre as atividades realizadas durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada se...

Leia Mais

Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...

Leia Mais

Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...

Leia Mais