Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Prefeitura e Fade se entendem com ajuda de Maretto


O vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) foi o responsável pela reaproximação entre a Prefeitura e a Fade (Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino). Na manhã desta sexta-feira (24) uma reunião, no Solar Benedita Nogueira, traçou os novos rumos da entidade, com a certeza da continuidade dos trabalhos.
Até então, o futuro da Faculdade Municipal, gerida pela Fade, estava incerto. A atual administração havia suspendido os repasses que garantiriam o pagamento da empresa responsável pela parte pedagógica dos cursos. Além disso, já era certo que o atual governo também tomaria a frente da administração do sistema, que era de responsabilidade da Fade.
“Mas tudo isso gerou desconforto entre os envolvidos. A Faculdade Municipal era o sonho de muita gente de conquistar um curso superior. Falava-se até, nos últimos dias, que tudo poderia ser suspenso e as aulas interrompidas”, relata Maretto.
Segundo o vereador, foi o prefeito Pedro Eliseu Filho (DEM) que solicitou a ele uma intermediação entre o Executivo e a diretora da Fade, presidida por Hélder Liberato Bovo. “Embora vereador da oposição eu não poderia deixar de melhorar essa relação. Os mais prejudicados seriam os alunos. Eu sempre tive um bom contato com o Bovo e isso facilitaria o retorno do diálogo”, reflete.
No encontro, além de Pedrinho, Maretto e Hélder Bovo, ainda participaram Murilo Ortiz – secretário da Fazenda, José Luiz Corte – secretário de Assuntos Jurídicos, Alexandre Bolano, secretário de Governo, Ana Regina Bortolucci – secretária da Educação, o aluno Gustavo Pierangeli - presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade Municipal, e a vereadora Magda Celidório (DEM).
 
Histórico
Recentemente o presidente da Fade, Hélder Bovo, participou da Tribuna Livre – espaço em que munícipes podem se inscrever para falar sobre algum assunto de relevância para o município, e discorreu sobre os impasses envolvendo a entidade.
Ele chegou a distribuir aos vereadores uma série de documentos que tratam desde a fundação da Fade até um ofício recebido por ele no começo deste mês, encaminhado pelas Secretarias da Fazenda e Educação que apresentam a nova proposta da Prefeitura, onde o poder público se comprometeria a administrar os cursos da Faculdade Municipal.
No entanto, desde aquela ocasião, os repasses não estavam ocorrendo e a empresa, contratada para fornecer o conteúdo pedagógico, por falta de pagamento, ameaçava romper os serviços.
 
Conquistas
            Com a reunião, depois de uma hora de conversa e apresentação de balancetes, a Prefeitura concordou em efetuar os repasses atrasados, dos meses de janeiro e fevereiro, até a próxima segunda-feira, 27 de abril. Isso vai garantir a continuidade das aulas.
            O contrato que estipula esse repasse também receberá um aditivo, assegurando que apenas será pago o valor referente ao custo do conteúdo pedagógico. Com isso, infra-estrutura, administração dos pólos e eventuais despesas, autorizadas previamente pelo Poder Executivo, serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.
            “Fico satisfeito em ter sido a ponte conciliadora entre a Prefeitura e a Fade. Não poderia permitir que o sonho destes estudantes se perdesse por causa da falta de entendimento”, completou Maretto.
            Hélder Bovo também analisou de forma positiva os resultados. “A Fade tem uma função social que não poderia ser prejudica. O Maretto nos ajudou nessa luta porque agiu além de qualquer interesse político”, disse ele.


Publicado em: 24 de abril de 2009

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (11), Sessão Solene de entrega do Diploma Radialista Destaque, instituído pelo Decreto Legislativo nº 03/2021; e Sessão Solene de entr...

Leia Mais

A Comissão Temporária de Assuntos Relevantes de Acompanhamento de Transporte Público e Escolar apresentou relatório final sobre as atividades realizadas durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada se...

Leia Mais

Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...

Leia Mais

Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...

Leia Mais