Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Projetos sobre sustentabilidade e coleta de lixo eletrônico são vencedores da 12ª edição do prêmio Cidade das Árvores

Os projetos vencedores são da Fundação Hermínio Ometto, Emei Rosa Padula Zurita e Rotary Club Araras Sul.

Na última terça-feira (11), ocorreu no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras a 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental. A premiação é concedida todo ano a instituições que se destacam em atividades de preservação e recuperação do meio ambiente.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Soares (MDB), que presidiu a cerimônia, e os seguintes integrantes da comissão que escolheu os projetos vencedores de 2024: a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), a Profª Drª Renata Sebastiani, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras, o Prof. de Ensino Médio e do curso técnico de Meio Ambiente Alceu Seixas Júnior e o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Busolin Alves dos Santos.

A comissão deste ano também contou com a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), que não pôde comparecer à solenidade em razão de compromissos previamente assumidos.

A cerimônia também contou com a presença do Reitor da Fundação Hermínio Ometto, o Prof. Dr. José Antônio Mendes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Wagner Leveghim, e o presidente do Rotary Club Araras, Paulo Castellar.

Os 3 projetos vencedores do ano de 2024, e que receberam medalha com o brasão da cidade e a gravura de uma macaubeira, árvore símbolo da 1ª Festa das Árvores de Araras, realizada há 122 anos, foram os seguintes:

  • “Atividades lúdicas na aprendizagem sobre Zoologia e Meio Ambiente”, da Fundação Hermínio Ometto (FHO);
  • “Coleta de lixo eletrônico em parceria com a Fox Indústria”, do Rotary Club Araras Sul; e
  • “Escola verde: sustentabilidade em Araras”, da Emei Dona Rosa Padula Zurita.

O prêmio “Cidade das Árvores” foi instituído pelo Decreto Legislativo nº6/2009, criado pelo ex-vereador Breno Cortella, que enviou um vídeo de saudação a todos os inscritos, exibido durante a solenidade.

Além dos vencedores, houve mais 3 projetos inscritos na premiação deste ano. Todos os 6 projetos participantes do prêmio “Cidade das Árvores” receberam diploma de participação.

A 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=asyhi6Sp2G0 .

Confira detalhes sobre os projetos vencedores

“Escola verde: sustentabilidade em Araras”

Este projeto desenvolve atividades educativas com alunos da Emei Dona Rosa Padula Zurita, voltados à preservação e manutenção das árvores nativas existentes no terreno escolar, incluindo atividades de poda e tratamento de pragas.

Atividades lúdicas na aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente

Projeto desenvolvido entre alunos do curso de Ciências Biológicas do FHO com alunos de escolas de Araras e região, no qual são desenvolvidas palestras sobre zoologia e ecologia, plantio de mudas de árvores nativas e outras atividades de preservação da natureza na trilha do arboreto da instituição.

Coleta de lixo eletrônico em parceria com a Fox Indústria

Projeto que tem o propósito de conscientizar a população ararense quanto ao descarte correto de lixo eletrônico que estão parados em residências e indústrias.

Projetos inscritos que receberam diploma de participação

  • “Agentes da mudança: todos contra a dengue”, da Emei Nelson Bovo Neto;
  • “Brotinho cidadão”, da Obra Salesiana de Apoio Fraterno (Osaf); e
  • “Todos contra a dengue!”, da Emef Professor Leonaldo Zornoff.

 

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA


Publicado em: 12 de junho de 2024

Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), que é o presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), empossou os integrantes da Mesa Diretora eleita para...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais