Na quarta-feira (4) a Câmara realizou audiência pública para debater três projetos referentes a planta genérica de valores e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Araras. A audiência foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT). Participaram da mesa de debate o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, o vereador e secretário do Legislativo Francisco Nucci Neto, a secretária municipal da Fazenda Marizeth Baghin Morandim e o diretor do Departamento de Urbanismo Florivaldo Adorno de Oliveira. A audiência lotou o plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” e mais de 100 pessoas compareceram para o debate.
Também participaram da audiência pública os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Marcelo de Oliveira (PRB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
Os três projetos discutidos foram protocolados na Câmara no mês de novembro. O primeiro (Proc. 289/13) altera a Lei Municipal nº 3.362/2001, que instituiu o Código Tributário do Município de Araras. O projeto modifica os artigos 167 e 173, alterando e diminuindo as alíquotas do IPTU. O segundo (Proc. 291/13) institui nova planta genérica de valores do município de Araras, define critérios para avaliação dos imóveis e para o lançamento do IPTU. O terceiro projeto (Proc. 292/13) institui o programa “IPTU Sustentável” no município de Araras.
O prefeito municipal Nelson Dimas Brambilla foi o primeiro a se manifestar e justificou o reajuste do imposto. “É uma atitude difícil de ser tomada, porém não podemos deixar a cidade precarizada. A última revisão foi feita há 13 anos e apresentava muitas divergências, por isso resolvemos encaminhar a lei e normalizar o imposto. A população precisa entender que não conseguimos manter a eficiência pública se não cobrar pelo menos o mínimo”, completou.
Segundo o prefeito os municípios devem seguir orientação do Tribunal de Contas que pede que as cidades revisem a planta genérica de valores a cada quatro anos. Brambilla ainda afirmou que o imposto per capita cobrado no município de Araras é inferior as cidades de Leme, Limeira, Indaiatuba e Rio Claro.
O chefe do Poder Executivo também explicou como foi feito o cálculo de reajuste. “Contratamos uma empresa para fazer o levantamento dos imóveis e obtivemos um preço médio praticado no mercado imobiliário. Esse preço nós resolvemos baixar 10% inicialmente, percebemos que ficaria muito pesado e baixamos mais 30%, em seguida baixamos mais 17%. Mesmo assim na hora do calcular o valor sobre terreno 3% e sobre construção 0,75% ainda ficou pesado porque a revisão ficou muito tempo sem ser feita. Por isso mandamos projeto que altera Código Tributário para diminuir para 1,5% terreno e 0,40% as construções”, declarou o prefeito.
Na sequência os vereadores manifestaram suas opiniões e tiraram dúvidas sobre o assunto. Os parlamentares ressaltaram a importância da discussão do tema com a população, além de questionar sobre a valorização imobiliária e sobre outras formas de arrecadação para aumentar o orçamento. O público presente também fez questionamentos às autoridades e 13 pessoas se pronunciaram e tiraram dúvidas sobre reajuste do imposto.
O projeto de revisão da planta genérica de valores está sob análise das Comissões Permanentes da Câmara e já recebeu pareceres das comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento. A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura, Meio Ambiente e Legislação Participativa é a última que está analisando o projeto. Se receber o parecer de todas as comissões poderá ser incluído para votação na próxima sessão ordinária, que acontece na segunda-feira (9).
Para mais informações acesse o site www.araras.sp.leg.br. Nele é possível encontrar um link com acesso direto aos projetos e acompanhar a tramitação. Também já está disponível o vídeo com a íntegra da audiência pública.
Publicado em: 05 de dezembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A 3ª Sessão Ordinária de 2026 será realizada, excepcionalmente, na quinta-feira (19), devido ao Ponto Facultativo de Carnaval. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as sessões ordinárias não...
Na sexta-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Araras participaram de uma Coletiva de Imprensa com jornalistas de veículos de comunicação da região e influenciadores de mídias sociais pa...
A Câmara Municipal de Araras convida os jornalistas de veículos de comunicação e os influenciadores de mídias sociais para uma Coletiva de Imprensa. A coletiva será realizada nesta sexta-feira, 13...
A Secretaria Municipal da Fazenda realizou audiência pública na Câmara Municipal de Araras, na quarta-feira (11), para apresentar as metas fiscais do 3º quadrimestre e do 6º bimestre de 2025 da Pre...
A Câmara Municipal de Araras recebeu, na terça-feira (10), visita do vice-presidente da Câmara Municipal de Conchal, Luiz Eduardo de Campos Valio - Luiz da Farmácia (Agir). O parlamentar veio a con...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 2ª Sessão Ordinária do ano, ocorrida na segunda-feira (9), o Projeto de Resolução nº 2/2026. Fica aprovada a criação da Comissão Temporária de Assunt...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.55 | Desenvolvido por: Sino Informática.