Notícias



Relatório final sobre maus-tratos no rodeio é apresentado em sessão



Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


Durante a 34ª Sessão Ordinária, o vereador José Roberto Apolari (PP) apresentou o relatório final da Comissão de Assuntos Relevantes para fiscalização preventiva de maus-tratos aos animais utilizados no rodeio da Festa do Peão de Araras 2023. O evento foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2023.

Além do Dr. Apolari, também fazem parte dessa comissão a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB) e o vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade). A comissão nomeou a médica veterinária Michele da Silva Teixeira como responsável técnica pela fiscalização.

O relatório final é um arquivo com 21 páginas, que conta com os tópicos “Introdução”, “Criação da Comissão”, “Ações da comissão”, “Relatos da Comissão” e “Considerações Finais”. Ele conta também com resultados da análise feita pela comissão, fotos do evento, boletim de ocorrência e outras informações.

O documento está disponível no link: https://araras.siscam.com.br/arquivo?Id=148449

 

Confira o trecho do relatório final:

“Após análise dos relatórios e constatação pessoal de todo processo que os animais passam durante o evento, constatamos maus-tratos físicos intencionais aos animais, além dos costumeiros maus-tratos psicológicos, em virtude do estresse físico e psicológico que os animais se submetem, conforme já comprovado cientificamente.”

[...]

“O Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Animais, que em seu artigo 2° diz que todo animal tem o direito a ser respeitado. E o artigo 3°, inciso I, cita que nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.

Da mesma forma que os rodeios são permitidos legalmente no Brasil, temos que salientar que há regras a serem seguidas em busca do bem-estar animal, o que não constatamos no rodeio de Araras.

• Dar choques nos animais é proibido e é crime de maus-tratos.

• Chutes e pauladas no dorso dos animais é crime de maus-tratos.

• Chicotear cavalos em excesso é maus-tratos.

Condenamos veementemente esses atos ocorridos em Araras. Este relator foi convocado pela Polícia Civil para depoimento prestado no dia 11/09/2023, para prosseguimento das investigações, como também o Ministério Público já foi informado que receberá uma cópia desse relatório. Agora esperamos que as medidas legais e cabíveis sejam tomadas.”

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA


Publicado em: 27 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola Legislativa celebra um ano de reativação com workshop sobre oratória

18 de junho de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realiza no próximo dia 28 de junho (sexta-feira), às 8 horas, workshop de oratória. As inscrições são gratuitas e podem ser reali...



Câmara aprova projeto que muda artigos da lei que dispõe sobre a atuação do Procon de Araras

18 de junho de 2024

A Câmara aprovou durante a 20ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Complementar nº 3/2024. O projeto aprovado altera dispositivos da Lei Complementar nº 229, de 9 de junho de 2023, que dispõe sobre...



Vereadores aprovam abertura de crédito no orçamento da Prefeitura

18 de junho de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira (17) o repasse destinado ao convênio firmado anteriormente entre a Prefeitura e a São Leopoldo Mandic p...



Munícipes podem sugerir emendas para o Plano Diretor

17 de junho de 2024

Por meio da Câmara Municipal de Araras, os ararenses podem sugerir emendas para o Plano Diretor. Para isso, basta comparecer na Câmara Municipal de Araras e conversar com um vereador sobre as suges...



Acessibilidade no setor público é abordada na Câmara

17 de junho de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou uma Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na qual foi abordado o tema acessibilidade e inclusão no setor públi...



Escola Legislativa realiza palestra sobre engajamento do eleitor

17 de junho de 2024

Ocorreu na tarde da última sexta-feira (14), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, a palestra “Planejar, comunicar e engajar o eleitor em 2024”. A organização do evento foi da Escola Legis...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!