A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao Subtenente Paulo Ernesto Pereira de Lucena Dias, por meio do Decreto Legislativo nº 10/2025, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB). A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (18), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.
Na mesa diretora da solenidade, além do presidente e do homenageado, estiveram presentes a vice-presidente da Câmara, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD); a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD); o secretário municipal de Esportes, Luiz Paulo Franco; o subtenente do Tiro de Guerra 02-053 e chefe de instrução, André Vinícius de Melo; e o subtenente do Tiro de Guerra 02-053 e instrutor, Nonato Brandão Alves Júnior.
Além do depoimento de todos os integrantes da mesa diretora, o presidente da Associação dos Veteranos de Araras (AVA), Sr. Cristiano Burger, e o veterano do Tiro de Guerra, Sr. Antônio Paulo Pereira, também prestaram sua homenagem ao Subtenente Lucena.
Confira a biografia do Subtenente Lucena
O Subtenente Paulo Ernesto Pereira de Lucena Dias é natural da cidade do Rio de Janeiro. Ingressou na Marinha do Brasil como Aprendiz-Marinheiro, em 11 de julho de 1994, e em 1º fevereiro de 1999, após ser aprovado no concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos, ingressou no Exército Brasileiro como aluno da Escola de Sargentos das Armas (10º Batalhão de Infantaria - Juiz de Fora/MG).
Após a concluir o Curso de Formação de Sargentos, foi classificado no 1º Batalhão de Guardas (Rio de Janeiro-RJ), onde serviu por 13 anos. Durante esse período, o S Ten Lucena desempenhou as funções de Comandante de Grupo, Adjunto de Pelotão, Furriel e Sargenteante, todas na 1ª Companhia de Infantaria de Guardas.
Em 2012, foi transferido para a Companhia de Comando do Comando Militar do Leste (Rio de Janeiro-RJ), onde serviu por 5 anos. Durante esse período desempenhou a função de Auxiliar de Inteligência, na 2ª Seção/Comando Militar do Leste.
Em 2018, foi transferido para a Companhia de Comando do Comando Militar do Nordeste (Recife-PE), onde serviu por 4 anos. Durante esse período desempenhou a função de Auxiliar de Inteligência, na 2ª Seção/Comando Militar do Nordeste (2018/2019) e de Sargento-Brigada (2020/2021).
Em 2021, o S Ten Lucena foi nomeado, pelo Comandante do Exército, para o cargo de Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-053 (Araras), no biênio 2022/2023.
Em 2023, após ter sido voluntário, foi reconduzido, pelo Comandante do Exército, para o cargo de Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-053 (Araras), permanecendo no cargo, durante o ano de 2024.
Em 2024, após permanecer 3 anos (tempo máximo permitido pela legislação atual), o S Ten Lucena foi exonerado do cargo de Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-053 (Araras), sendo classificado no 23º Batalhão de Infantaria (Blumenau-SC), onde desempenha as funções de Ajudante-Secretário e Oficial Mobilizador.
Cursos/estágios civis e militares:
- Curso de Formação de Sargentos de Infantaria - (10º Batalhão de Infantaria/1999).
- Estágio de Agente de Defesa Química, Biológica e Nuclear - (Escola de Instrução Especializada/2004).
- Curso de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – (Escola de Instrução Especializada/2004).
- Curso Expedito de Combate a Incêndio – (Marinha do Brasil/2004).
- Estágio de Aplicações Táticas (Batalhão de Operações Policiais Especiais do Estado do Rio de Janeiro/2006).
- Estágio de Motociclista Militar/Batedor (1º Batalhão de Guardas/2006).
- Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Infantaria – (Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas/2011).
- Curso de Perícia e Investigação Criminal Militar – (Escola de Instrução Especializada/2012).
- Estágio de Atualização em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Escola de Instrução Especializada/2013).
- Estágio de Auxiliar de Inteligência – (Comando Militar do Leste/2013).
- Estágio de Imagens e Informações Geográficas – (Comando Militar do Leste/2013).
- Curso Avançado de Inteligência – (Escola de Inteligência Militar do Exército/2016).
- Estágio Geral de Comunicação Social (Centro de Comunicação Social do Exército/2021).
- Estágio Setorial de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos da Gestão – (Secretaria de Educação e Finanças/2021).
- Estágio de Instrutor de Tiro-de-Guerra (Comando da 2ª Região Militar/2022).
- Setorial para os integrantes de Comissão de Seleção de Serviço Militar Inicial – (Diretoria do Serviço Militar/2022).
- Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais – (Escola de Instrução Especializada/2022).
Educação civil:
- Bacharelado em Administração – (Unigranrio/2004).
- Tecnólogo em Gestão Pública – (Escola de Instrução Especializada/2022).
- Habilitado nos idiomas Espanhol, Italiano e Francês.
Algumas condecorações:
- Medalha Militar de ouro com passador de ouro.
- Medalhas Corpo de Tropa com passador de ouro.
- Medalha do Pacificador.
- Medalha Sargento Max Wolff Filho.
- Distintivo de Comando para Chefe de Instrução de Tiro de Guerra.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 18 de julho de 2025
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite de quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene de entrega do Título de “Cidadão Ararense” a Joeslani Vergínia Simão Andrade, no Plenário “Vereador Bruno Moysés B...
A Câmara Municipal de Araras passa a divulgar os eventos culturais da Prefeitura Municipal de Araras, por meio de uma parceria firmada entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Cultura....
Na próxima terça-feira (22), a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal promove audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 133/2025, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Ba...
Na manhã de quarta-feira (16), os vereadores que compõem a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina – Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PS...
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) anunciou, no dia 15 de julho, a aprovação das Contas Públicas da Câmara Municipal de Araras, referentes aos anos de 2022 e 2023. O parecer favor...
Na 24ª Sessão Ordinária de 2025, os vereadores aprovaram os Projetos de Lei nº 118 e 119 de 2025. Com as aprovações, serão abertos créditos adicionais especiais para a Secretaria Municipal de Desen...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.44 | Desenvolvido por: Sino Informática.