Notícias



Câmara de Araras vai premiar trabalhos jornalísticos



Publicado por: Imprensa


A partir deste ano a Câmara Municipal de Araras começa a outorgar o “Prêmio Vereador Bruno Moisés Batistella de Imprensa”, no âmbito legislativo, conferido aos trabalhos de relevância pelos veículos de comunicação sediados há pelo menos um ano na cidade.
Apresentado pelo vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB), projeto sofreu algumas alterações, e numa trabalho conjunto do vereador Pedro Eliseu Filho (PFL), ele voltou ao plenário e foi aprovado pelos vereadores.
O prêmio destina-se a homenagear matérias jornalísticas que ensejaram a promoção do bem comum, assim como que auxiliarem os poderes constituídos na solução ou enfrentamento dos problemas do município, das suas leis, de seus órgãos, autarquias e empresa pública.
De acordo com o projeto a homenagem será realizada anualmente, na primeira Sessão Ordinária do mês de junho, de cada sessão legislativa, no plenário da Câmara Municipal, de modo que guarde consonância com o dia 1º de junho, instituído nacionalmente como “Dia da Imprensa”.
 
Critérios
Farão jus à homenagem os melhores trabalhos de cunho jornalístico, apresentados pelos profissionais de veículos de comunicação, comprovadamente divulgados entre o mês de maio do ano imediatamente anterior e o mês de abril do ano do prêmio.
Serão quatro categorias distintas de premiação: impresso, rádio, televisão e Internet.
Na primeira quinzena do mês de maio de cada ano, a Câmara Municipal de Araras determinará, por seu presidente, que a secretaria competente promova a abertura das inscrições aos interessados em participar do prêmio.
Cada profissional poderá concorrer com até três reportagens, respeitando os seguintes critérios por categoria:
· Impresso: até duas páginas, no formato “standart”, desde que divulgadas na mesma edição, exceto se em revista, onde poderá ostentar o tamanho usual e no máximo cinco páginas, igualmente divulgadas na mesma edição;
· Rádio: reportagem com duração máxima de 15 minutos;
· Televisão: reportagem com duração máxima de 20 minutos;
· Internet: no máximo com 10 mil caracteres, com ou sem fotos.
Caso a reportagem tenha sido executada por mais de um profissional, a equipe definirá quem receberá o prêmio.
Em nenhuma hipótese, poderão concorrer ao prêmio as reportagens feitas pela administração pública, como divulgação da publicidade institucional.
O projeto também vai premiar trabalhos de responsabilidade social, independente das reportagens. Nesse caso, todos concorrerão entre si, aplicando-se as demais regras a que o decreto faz menção.
 
Escolha
            Caberá ao presidente da Câmara Municipal propor uma Comissão de Notáveis, para a avaliação dos trabalhos inscritos ao prêmio, com pelo menos três membros, composta da seguinte forma:
· Um professor de língua portuguesa (aposentado ou na ativa), sem vínculo com os órgãos de imprensa e com a administração pública locais;
· Um professor de história (aposentado ou na ativa), sem vínculo com os órgãos de imprensa e com a administração pública locais;
· Um diretor de escola estadual;
· Um escritor ou historiador, sem vínculo com os órgãos de imprensa e com a administração pública locais;
· Um fotógrafo ou cinegrafista, sem vínculo com os órgãos de imprensa e com a administração pública locais;
De acordo com o projeto a avaliação realizada pela Comissão Julgadora será considerada como sendo serviço público relevante.
A avaliação deverá ocorrer na primeira quinzena de maio, definindo-se as reportagens que serão premiadas no mês de junho.
Os responsáveis pelas matérias vencedoras de cada categoria receberão Moção de Congratulações, assinada pelo Presidente e rubricada pelos demais vereadores, acompanhada de Diploma Articulado, assinado pelo Presidente do Legislativo.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...



Câmara aprova CEI para investigar situação de mulheres vítimas de violência em Araras

14 de maio de 2024

Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 42/2024, que diz respeito à criação de Comissão Especial de Inquérito (...



Câmara aprova o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais

14 de maio de 2024

Foi aprovado na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (13), o Projeto de Lei nº 138/2023, de autoria do Executivo Municipal, e institui em Araras o Programa Mun...



Quermesse de Nossa Senhora de Fátima é incluída no calendário de Araras

14 de maio de 2024

Na 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 170/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui e inclui a festa...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!