Notícias



Banco Banespa faz 54 anos e recebe homenagem da Câmara



Publicado por: Imprensa


Em 2 de fevereiro de 1952 o Banco Banespa instalava sua primeira unidade em Araras. Numa iniciativa do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB), 54 anos depois, representantes da agência compareceram à sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Araras para receberem uma Moção de Congratulações.
Além do Grupo Santander Banespa, nome adquirido após a venda do banco em 2000, foram homenageados Antonio Aparecido de Paiva, gerente geral do Banespa, e Ângela Abraão, gerente administrativa, com 27 anos de serviços dedicados à agência.
O Banespa foi criado em 14 de junho de 1909, com o nome Banco de Crédito Hipotecário e Agricultura de São Paulo, para financiar a atividade cafeeira no Estado de São Paulo. Inicialmente, o banco foi controlado por acionistas francesas, liderados pela instituição bancária Joseph Loste & Cie; mas nasceu por iniciativa do então secretário da Fazenda do Estado, Olavo Egydio de Souza Aranha. O segundo maior acionista era o Banco do Comércio e Indústria de São Paulo e o terceiro, o governo estadual.
De 1923 e 1926, durante a gestão do então presidente Altino Arantes, ocorreram mudanças importantes no banco. Os estatutos foram alterados e a instituição passou a se chamar Banco do Estado de São Paulo, para atender também a indústria e ao comércio. Naquele ano, o governo do Estado transformou-se em acionista majoritário, após subscrever um total de 147.613 ações do capital.
Nos anos 30, o banco entrou em fase de extensão e atingiu, em meados da década, um total de 65 agências distribuídas na capital e no interior do Estado. Em 1937 inaugurou a primeira agência fora do Estado, em Campo Grande, Mato Grosso.
Uma nova fase de extensão ocorreu em meados dos anos 60, a partir da reforma bancária instituída no País. Diante dos limites legais para a abertura de agências, e pressionado pela necessidade de ampliar a rede, o Banco do Estado de São Paulo incorporou, em 1966, o controle acionário do Banco Cordeiro e do Banco do Pará e, em 1967, foi incorporado o Banco de Crédito Pessoal e comprado o Banco Nacional da Lavoura e do Comércio.
O banco abriu o capital em 1969 e, no mesmo ano, inaugurou o primeiro escritório no exterior, em Nova York. Em 1970 e 1971, foram abertos mais dois escritórios no mercado externo, em Londres e Tóquio.
Uma nova incorporação ocorreu em 1973, a do Banco de São Paulo e, no ano seguinte consolidou-se o Grupo Financeiro Banespa, formando oito empresas financeiras e não financeiras. Em 1975, o nome Banespa passou a ser a marca oficial do banco.
Os anos 90 foram decisivos para o Banespa. Logo no início da década, foi incorporado o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – Badesp, e o Banespa transformou-se em banco múltiplo, formado pelas carteiras comerciais, de crédito, de financiamento e investimento e de crédito imobiliário.
Em 29 de dezembro de 1994, começou a intervenção federal no banco, que se estendeu até 27 de novembro de 1996, com a transferência de 51% das ações para o governo federal, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. O Banespa retomou a vocação de instituição privada em 20 de novembro de 2000, ao ser vendido, em leilão, para o Grupo Santander, surgindo em 2001 o conglomerado financeiro Santander Banespa.
Com a incorporação, o Banespa passou por grande modernização tecnológica, ficou mais eficiente e iniciou processo de melhor atendimento a seus clientes.
O Santander Banespa, formatado em 2001, é composto por quatro entidades legais, os bancos Banespa, Santander Meridional, Santander Brasil e Santander S/A, todos eles direta ou indiretamente controlados pelo Santander Central Hispano, com sede em Madri e, é um dos 10 principais bancos do mundo e o 1º na Região do Euro, por capitalização de mercados. Encerrou o exercício de 2004 com 60 milhões de clientes, 9.973 agências e presença em mais de 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócio na Europa, onde alcançou a 5ª posição no Reino Unido através da aquisição do Abbey National. É também o proprietário do 3º maior grupo financeiro de Portugal e conta também com o Santander Consumer Finance, uma entidade líder especializada em Financiamento ao Consumo na Alemanha, Itália e outros 7 países europeus.
Atualmente o Santander Banespa atua em todos os segmentos do mercado financeiro com uma completa gama de produtos e serviços. Concentra suas operações de varejo nas regiões Sul e Sudeste e atende todo o país com produtos de atacados, sendo a instituição privada líder, no interior do Estado de São Paulo e no Estado do Rio Grande do Sul.
 
Jéssica Zaniboni
Jéssica Cazarin Zaniboni, de 14 anos, também foi homenageada na mesma sessão. A jovem é amazonas e a Moção de Congratulações, proposta pelo vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), foi entregue em função de suas conquistas ao longo do ano de 2005.
Jéssica sagrou-se vice-campeã na categoria de Nível I e campeã na categoria Avançada, participando de vários campeonatos importantes, entre eles a Copa Brasil 2005, categoria avançada, ficando em 5º lugar; Chevrolet Cup, categoria avançada, onde consagrou-se campeã; Copa Amazonas, categoria avançada, consagrando-se campeã; Campeonato Paulista de Amazonas, categoria avançada, onde consagrou-se campeã; Copa Independência, categoria avançada, onde consagrou-se vice-campeã; Concurso Nacional de Salto Agromen, categoria avançada, ficando em 6º lugar, entre outros.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...



Câmara aprova CEI para investigar situação de mulheres vítimas de violência em Araras

14 de maio de 2024

Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 42/2024, que diz respeito à criação de Comissão Especial de Inquérito (...



Câmara aprova o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais

14 de maio de 2024

Foi aprovado na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (13), o Projeto de Lei nº 138/2023, de autoria do Executivo Municipal, e institui em Araras o Programa Mun...



Quermesse de Nossa Senhora de Fátima é incluída no calendário de Araras

14 de maio de 2024

Na 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 170/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui e inclui a festa...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!